Colégio Estadual

Ana Vanda Bassara

Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante


Histórico

Neste ano, o curso Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Ana Vanda Bassara, completou 10 anos de existência. As aulas iniciaram no dia oito de fevereiro do ano de 2010, e hoje é referência no ensino técnico do município de Guarapuava e da região. Sendo que, aproximadamente 400 alunos já concluíram o curso. 

O curso faz parte de uma história de sucesso do Colégio Estadual Ana Vanda Bassara, que iniciou como Escola Vanda Bassara, ensino de primeiro grau, que tem como fonte de origem uma modesta escola isolada fundada em 13/03/1950, sob a denominação de Triângulo Municipal. Onde, em 1953, o pai da professora Ana Vanda Bassara, construiu uma pequena casa na chácara do Kasnocka e a própria professora ajudou a fazer as carteiras e os bancos, construindo assim a casa Escolar da Chácara, onde lecionou por muito tempo. Com o passar do tempo, a chácara tornou-se Vila Sant' Ana e a Casa Escolar passou a chamar-se Escola Rui Barbosa e a professora Ana Vanda tornou-se a primeira diretora. Trabalhou nesta escola, mesmo após ter se aposentado. 

O Colégio Estadual Ana Vanda Bassara, ensino fundamental e médio, localizado no bairro Jardim Pérola D’Oeste, na cidade de Guarapuava, surgiu com a construção do Conjunto Habitacional Pérola D’Oeste, quando a Cohapar doou um terreno para que fosse construída uma escola, uma creche e uma igreja. A escola foi construída pela Fundepar, com o objetivo de ser uma escola do Premen (Programa de Melhoramento de Ensino), sendo concluída no ano de 1976.

No ano de 1977, a Escola Rui Barbosa, de primeira a oitava série, localizada em um bairro próximo a este conjunto, encontrava-se em condições precárias. Então a inspetora de Ensino mudou a Escola Rui Barbosa para o Jardim Pérola D'Oeste, para que fosse construída uma nova escola, a qual permaneceu até o início de 1979, retornando para seu bairro apenas o ensino de primeira à quarta série do ensino fundamental. As turmas de quinta a oitava séries do ensino fundamental, permaneceram no Jardim Pérola D'Oeste.

Em 23 de julho de 1979 pelo Decreto Governamental nº 915/79, publicado no Diário Oficial nº 600 foi criado e autorizada a funcionar com o nome de Escola Ana Vanda Bassara, em homenagem aos 35 anos de magistério da primeira professora da Escola Rui Barbosa, que havia falecido em 19 de fevereiro de 1978. Tendo como primeira diretora de 1979 a 1982 - Iria Bassara Fogaça, filha da patronesse do colégio, na Direção Auxiliar estava o professor Antonio Carlos de Paula e na secretaria geral a professora Nair Dias de Lima. A Escola Estadual Ana Vanda Bassara funcionou no período diurno e noturno, com uma pequena clientela de aproximadamente 400 alunos, onde eram ministradas aulas, além das disciplinas do núcleo comum, as de Formação Especial como: Técnicas Agrícolas, Técnicas Industriais e Indústria caseira até 1983, quando estas disciplinas foram incorporadas ao núcleo comum, na forma de preparação para o trabalho. De 1983 a 1987, a Direção esteve sob a responsabilidade de Tereza Zaniolo Staviasz. 

Em 1987 foi criado o curso conhecido como segundo grau, com habilitação em Educação Geral, com parte diversificada em Processamento de Dados. Com a implantação do curso a Escola passou a denominar-se Colégio Estadual Ana Vanda Bassara. 

Já o curso Técnico em Enfermagem, iniciou as atividades na instituição, quando a atual diretora, professora Marly Lobregati, exercia seu mandato. Junto com ela, a diretora auxiliar Luciane Maciel Almeida, sendo coordenado pela professora e enfermeira Audinéia Martins Xavier. 

Somos um curso com grande procura, por estudantes de Guarapuava e região, conhecemos a necessidade de novos profissionais da área de saúde, para atuar nos diversos unidades de saúde, hospitais e clinicas.

Percebemos a valorização e a importância deste tipo de ensino, o que tornou um dos cursos com maior procura por vaga em nossa instituição. Chegando aproximadamente 240 inscrições por semestre, de estudantes que buscam uma das vagas ofertadas.

Nestes dez anos de história, muitos relatos importantes já ouvimos, muitos de nossos alunos, continuam estudando, fazem o ensino superior, e retornam para nossa instituição, mas como professores do curso Técnico em Enfermagem. E ainda, grande parte dos nossos alunos que concluem o ensino técnico, passam em concurso, e ingressão na rede pública de saúde, da mesma forma, diversos profissionais são bem-sucedidos na rede particular de saúde. 

Nossa metodologia de estágios é referência, pois os alunos, ao mesmo tempo que aprendem o conteúdo teórico, colocam em prática nas aulas de estágios, em diversos setores da saúde, de nosso município. 

Segundo nossos alunos, o que motiva a procurar o curso, é porque são cuidadores de seus próprios familiares, onde nasce o desejo pelo ato de cuidar, pela saúde e enfermagem. É com estas situações que desperta o amor pela profissão.

Com o curso, proporcionamos a comunidade guarapuavana, uma humanização, um cuidado especial com as pessoas, principalmente aquelas que precisam de mais cuidados, pois os nossos professores transmitem aos alunos, sentimentos de amor, de cuidado e de dedicação com o que fazem. 

A formação de nossos alunos, contempla todos os ciclos da vida, desde criança, até o idoso, através das disciplinas de saúde da criança, do adolescente, do adulto, do idoso, saúde mental, entre outras, seja através do ensino dentro da sala de aula, dos estágios, ou de projetos desenvolvidos. 

Nossos alunos saem com uma formação de qualidade, prontos para o mercado de trabalho, com uma visão holística, humanística e com entendimento sobre conhecer e atendente um paciente, levando em consideração diversos fatores, não apenas a doença. 

Fazem parte desta história, a diretora Marly Lobregati, as diretora auxiliar Luciane Maciel Almeida e Neusa Maria Remes Gluczkowaki, a coordenadora do curso, professora e enfermeira Audinéia Martins Xavier, os professores Aldiney José Doreto, Ana carolina G. Dalla Vechia, Ana Paula Dezoti, Cecilia Aparecida Ferdele, Claudia Emanuelli Fath, Daniela Milani, Denise de Aquino Cezar, Elaine Silva Ramos, Elisangela Lima Santos, Emilene Silva Ramos, Fernando Brignoni, Franciele Dall Pizzol, Gilberto Malheiros, Graziele Schumanski, Ideir Pereira de Oliveira Valoto, Jaqueline B. Dos Santos, Jessica da Silva Borges, Juliano Piekarzewicz, Julio Maria Gulart, Jurandir R.P.Junior, Katiuscia de Oliveira F. Gabriel, Larissa Dalazosno, Laurindo Gaspar Stefane, Leila de Fátima Sandemann, Loyze Paula Pequito Filipe, Luci Kaveski, Luciana Rivelli, Luiz Cezar Seratto, Luzemar das Graças Borges, Marcelo Grochovski, Marciele Maria Bonetti, Marcos Aurelio de Lima, Maria Maite Leite Lima, Marinei Budin, Michele Caetano, Michele Pioli Caetano, Nelcemara Vieria Rudek, Paulo Fernando Gravon, Priscila Ecco, Raquel do Rocio de Almeida, Raquel Terezinha Bernardini, Robiana da Silva Ruppel, Rosineli de Fátima Vandel, Rozilda Penteado, Salete Aparecida do Nascimento, Samuara de Sarima h. Zimermann, Sandra Mara Valentin, Simone Aparecida O. Rodrigues, Sonia M. Belin Ribeiro, Talita Bischof, Telma de Fátima Roessler, Thais Krissa Silvestri, Thaisa Furlanetto Soares, Thaisa G. Machorski, Vanessa Maria Fernandes de França e Vilma Muzzolon.